15 de maio de 2009

A ARTE DO CAFÉ

Fazer café tornou-se arte. A profissão dos “fazedores de café” ganhou nome e agora capuccinos e expressos são preparados por baristas – os especialistas em café. Com o objetivo de invenções cada vez mais saborosas, eles fazem cursos e aprofundam os seus estudos, além de conhecer tudo sobre a iguaria e entender o seu processo de produção desde a plantação.

"O lugar e o modo como o café foi plantado podem influenciar no seu sabor, tornando-o mais amargo ou ácido. É ai que entra a importância do profissional, pois só ele vai saber qual é a melhor mistura entre grãos e ingredientes para criar a receita perfeita”, disse Genilson de Ávila, 27 anos, barista do Press Café, localizado na Rua Padre Chagas.

Genilson de Ávila é barista e adora a profissão (Foto: Luiza Carneiro)

Escute a entrevista feita com Ávila, que já participou de diversos campeonatos brasileiros e ganhou o prêmio de segundo melhor profissional do Estado do Rio Grande do Sul. E confira algumas dicas que ele deu de receitas ideais para o inverno e o verão.



INVERNO – os clássicos quentes. Capuccinos e Mocaccinos. Novidades também são bem vindas, que é o caso do café com pimenta.
VERÃO – cafés gelados, e neste caso, as receitas tendem a ser mais inovadoras. Como o Indochina e o Capuccino ice.


O consumo de café tem crescido significativamente no Brasil. Com ele, a importância dos baristas aumentou, criando-se o Concurso Brasileiro de Baristas. Os brasileiros estão cada vez mais capacitados e, por isso, ganhar uma etapa regional ou nacional não é uma tarefa fácil. No Brasil, o primeiro concurso de baristas aconteceu no ano de 2002. A partir de então, começaram a surgir várias ações voltadas para essa profissão, como cursos, concursos e duelos. Hoje, além do Campeonato de Baristas, a Associação Brasileira de Cafés e Baristas (ACBB) organiza o Campeonato Brasileiro de Latte Art (desenhos com leite), o de Coffe in Good Spirits (drinques com álcool) e o Cup Tasters Competition (para provadores).

“Recentemente, a Associação lançou um programa de certificação de baristas que acontece em três níveis. Isso ajudará a classe desses profissionais a ficar mais organizada, para que, assim, ganhe reconhecimento.”, disse o cafeólogo Edgard Bressani, presidente da ACBB e membro do comitê que organiza o Campeonato Mundial de Baristas.


Edgard Bressani é o presidente da ACBB (Foto: divulgação)

A tradição dos campeonatos é recente. A primeira competição a nível mundial ocorreu no ano de 2000, em Monte Carlo, na Itália. Foi instituído por um grupo de amantes de café e tinha como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido pelos baristas do mundo. Países como Noruega, EUA, Itália, Suíça, Tóquio e Dinamarca já foram palco desses concursos. Esse ano, o Brasil irá sediar a competição.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tornou-se patrocinador do evento. No site da ACBB encontra-se mais informações sobre o campeonato.

Edgar Bressani ressalta: "Para ser um bom barista é preciso muito mais que algumas horas de curso. É preciso prática, treino, conhecimento, dedicação, paixão, profissionalismo, comprometimento e, é claro, gostar de café".

Um comentário: