29 de maio de 2009

Dia nacional do café é comemorado com sucesso no mercado

No último domingo, 24 de maio, foi comemorado o dia nacional do café. Os índices da produção e do consumo do grão no país, também foram motivos de celebração. Isso porque o Brasil é o maior produtor do mundo, correspondendo a cerca de 25% do mercado internacional, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Em consumo, o país perde apenas para os Estados Unidos, mas se destaca como o maior consumidor entre os países produtores.

Nos últimos quatro anos, o consumo de café aumentou em 16,7% no Brasil devido, principalmente, à produção de grãos de alta qualidade. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são os maiores consumidores nacionais. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta o estado de Minas Gerais como o maior produtor do grão no país. Por estar localizado em uma região de transição entre o clima subtropical e o tropical, Minas apresenta as principais condições climáticas para a cafeicultura.

No Rio Grande do Sul, o clima subtropical é intenso, o que impede uma alta produção de café. “O problema do nosso estado é o acúmulo de geadas durante o inverno, o que provoca a queima da folha e leva a planta a morte”, destaca Ivo Lessa, consultor da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

Mesmo assim, o dia nacional do café não foi esquecido em Porto Alegre. Na capital gaúcha, as cafeterias realizaram promoções especiais com inovações nos cardápios. O Café do Porto, localizado na rua Padre Chagas, promoveu a oitava edição do “Dia do ESPRESSO Feliz”. Cada café expresso vendido, no valor de R$3,00, teve a sua renda destinada à Casa do Menino Jesus de Praga – que abriga crianças portadoras de deficiência cerebral.

“Têm pessoas que compram os ticketes antecipado, mas arrecadamos mais dinheiro no próprio dia”, disse Judite Bersch, estagiária do setor de comunicação da cafeteria. A casa concluiu o dia com a venda total de 567 cafés expressos.


Tradição no Mercado Público

O Café do Mercado, localizado no Mercado Público, oferece cafés prontos bastante variados. Além disso, também vende o pó ou o grão à quilo. Segundo Rosângela Borges, atendente do local, os consumidores preferem grãos que vem do Paraná e de Minas Gerais.

Todos os grãos são moídos no local antes de ser vendidos aos clientes. “O café do Café do Mercado não tem conservantes, e o fato de ser moído na hora faz com que o grão não perca o seu sabor original”.

Confira o vídeo do Café do Mercado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário