11 de junho de 2009

ESTIMULANTE NATURAL

Reconhecido por ser uma bebida que combate o sono, o café é cercado por muitos mitos, alguns verdadeiros e outros falsos. Porém, diversos estudos já reconheceram que, se consumido moderadamente, pode apresentar benefícios ao sistema neurológico. Entre eles, pensamento mais fluente, raciocínio mais rápido e melhor concentração. Caso consumida em excesso, a bebida pode provocar reações adversas.

O aumento da atividade cerebral está associado ao consumo moderado de café – considerado de três a quatro xícaras por dia. “A cafeína é considerada um psicotrópico, que é uma substância que tem influência no sistema nervoso central”, explica a psicoterapeuta Carmen Scherer.

Em quantidades muito elevadas, em torno de um litro, os efeitos podem ser negativos e prejudiciais à saúde mental. A nutricionista Neiva Furlanetto explica que, quando consumido em excesso, o café pode provocar vícera, insônia e má absorção de cálcio. E complementa: ''quando se bebe café demais a pressão arterial sobe, fazendo com que o indivíduo fique ansioso e inquieto''.

Os principais efeitos psicológicos da cafeína são as alterações de humor e de ansiedade. Por isso, em muitos casos, o café é utilizado como automedicação por pacientes depressivos ou com transtornos de ansiedade. Entretanto, ele também pode potencializar o problema. “O café pode precipitar transtornos de pânico, pois as pessoas começam a se desorganizar com a ansiedade”, acrescenta Carmen.

Estudos recentes apontam a cafeína como um poderoso agente incentivador do desempenho físico corporal. Neiva Furlanetto esclarece: ''resultados de pesquisas sugerem que o uso da cafeína promove melhoria na eficiência metabólica dos sistemas energéticos''.

A cafeína também pode causar dependência. Entretanto, o vício está relacionado à estrutura da personalidade de cada indivíduo: “Sendo suscetíveis e tendo a exposição da substância, pessoas criam um descontrole mais fácil: exageram e consomem em níveis muito altos”, explica Carmen.

Devido à sua ação estimulante, é recomendado a crianças o consumo de pequenas doses de café. “Acreditava-se que o café não deveria ser utilizado na infância porque deixaria as crianças muito ansiosas e aceleradas”, conta Carmen. No entanto, hoje é indicada a ingestão de um café fraco antes de ir à aula, pois ele aumenta a atividade cerebral, o que facilita a aprendizagem.
No Brasil, há mais de dez anos, tramita no Senado a aprovação de um Projeto de Lei que prevê a inclusão do café na merenda escolar. Leia mais no site da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Já nos idosos, os efeitos provocados pelo café é outro: a desaceleração das funções cerebrais. “O sintoma clássico nos adultos e nas crianças é o da insônia, nos idosos, é a hipersônia – o aumento da atividade de sono”, comenta a psicoterapeuta Carmen.

Independente da idade, o consumo adequado de café é recomendado a todas as pessoas. Os Cafélatras alertam: beba com moderação, mas delicie-se à vontade.


Confira, na íntegra, a entrevista com a psicoterapeuta Carmen Scherer:

Um comentário: